sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os seres vivos, preservando a fauna e a flora brasileira

Muitas espécies vegetais e animais já desapareceram da Terra e outras estão ameaçadas. As causas da extinção das espécies são as mais diversas: mudanças no ambiente, falta de alimento, dificuldades de reprodução e, sobretudo, a ação destruidora do homem.

A extinção de animais brasileiros

Por diferentes motivos como caçadas, falta de reprodução, mortes naturais por doenças adquiridas no próprio ambiente, muitos animais brasileiros estão ameaçados de extinção, isto é, suas espécies correm o risco de desaparecer da Terra.

As espécies brasileiras mais ameaçadas.

Jacaré

O jacaré do Pantanal Mato-Grossense é um dos animais brasileiros que vem correndo maior risco de desaparecer.

Ema

A ema também é um animal bastante perseguido pelo homem, já que suas penas são usadas em fantasias exibidas durante o carnaval. O uso das penas de ema torna essas fantasias caríssimas.

Paca

A carne de paca é apreciada por muitas pessoas. Por isso, a paca é outro animal bastante caçado.

Pássaros

Os pássaros, de um modo geral, são retirados das matas para serem comercializados. São encontrados em feiras livres, engaiolados e nas piores condições de vida. Curió, canário-da-terra, canário-belga, sabiá, estevão, azulão e cardeal são os pássaros mais vendidos.

As ameaças da pesca predatória

A pesca predatória também coloca em risco a sobrevivência de muitas espécies animais, principalmente quando a atividade pesqueira é realizada durante a época de reprodução dos peixes.


Fonte:http://www.portalbrasil.ne/educacao_seresvivos_preservacao.htm

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sotaques


A Amazônia brasileira apresenta, de forma geral, dois sotaques: um tradicional e outro trazido pelos migrantes advindos principalmente em decorrência das grandes rodovias construídas a partir de 1960.

* tradicional: forte presença do português europeu misturado a palavras e pronúncias das línguas indígenas tradicionais, formando expressões onde o s e o r são pronunciados de forma semelhante aos s e r do Rio de Janeiro; presença marcante dos verbos conjugados em concordância na segunda pessoa, i.e., tu fizeste, já almoçaste?, já abriste o presente que mandaram para ti? Está presente em quase toda a Amazônia, inclusive nas duas metrópoles (Belém e Manaus) e nas regiões onde a degradação ambiental não é muito acentuada.
* sotaque dos migrantes: está presente principalmente no chamado Arco do Desmatamento (região em formato de meia-lua que vai do Oeste do Maranhão, passando por Tocantins, Sul do Pará, Mato Grosso até Rondônia), constitui-se como uma miscelânea de sotaques, principalmente de maranhense, mineiro, gaúcho, goiano e outros de várias regiões brasileiras. Têm como marca o s pronunciado de forma semelhante ao s de São Paulo e diferencia-se do sotaque tradicional por soar de uma maneira mais caipira.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia